Menu

 

 

 

 

 

 

 

                   1912   Nefertiti, Ícone do Antigo Egipto

 

        Após o trabalho de Petrie em el-Amarna (1891-92) o esforço continuou por Norman de Garis Davies, que copiou e publicou a decoração de túmulos dos principais nobres. Graças a Petrie e a Davies o famoso 'look' de Amarna depressa ficou enraízado. Em 1907 arqueólogos Alemães do Deutsche Orient-Gesellschaft, sob orientação de Ludwig Borchardt (1863-1938),  recomeçaram o trabalho onde Petrie o tinha deixado e com que resultados que viriam a maravilhar o mundo.

 

Ludwig Borchardt

Ludwig Borchardt

(1863-1938)

Top 

 

        O conhecimento dos artistas do Antigo Egipto raramente conseguiu chegar até aos nossos dias. Não havia tradição de assinar as obras, e os nomes dos poucos artistas conhecidos chegaram-nos quase por acaso. Do período de Amarna conhecemos três deles pelo nome: Iuty (inspector dos escultores da Grande Esposa Real Tiye), o escultor chefe Bek (filho do escultor chefe de Amenophis III) e, o mais famoso de todos, Thutmose, inpector dos trabalhos e escultor do próprio Akhenaten, cuja existência é atestada por uma pequena venda para cavalo de marfim. É esta pequena peça que identifica a principal das oficinas descobertas pela equipa de Borchardt na casa P 47.1-3 no subúrbio sul de el-Amarna, onde, em 6 Dezembro 1912, por entre alguns destroços o Deutsche Orient-Gesellschaft descobriu a maior colecção de arte do período de Amarna que o mundo da Egiptologia já viu.

 

        A colecção de trabalhos desenterrados durante a escavação da villa de Tuthmose permanece como um dos mais importantes achados efectuados em todo o Egipto - um total de mais de 20 moldes de gesso retractando os vários estágios da produção, juntos fazem uma série completa de esculturas incompletas e terminadas, numa variedade de pedras duras e macias. A maior parte dos membros da corte conseguem ser identificados, incluindo os faraós Amenophis III e Akhenaten , as rainhas Nefertiti e Kiya, e várias das filhas Reais. A qualidade destes trabalhos é verdadeiramente soberba, mas existe uma peça sem rival nesta colecção de Tuthmose, e essa é o mais famoso ícone do Antigo Egipto: o busto pintado de Nefertiti, o qual é perfeito em todos os detalhes e terá sido sem dúvida um trabalho do próprio mestre.

 

Top 

 

 

Borchardt  : 

http://www.egy.com/landmarks/01-03-01.shtml

Top 

 

 

 

 

 

Go to www.mariomarcia.com